Micose - Dra. Ana Cristina Fasanella

Patologias >

Micose

O que é?

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses.

Imagem Micose
  • Pitiríase versicolor: apresenta-se clinicamente como manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas. Normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Ocasionalmente, podem se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas, daí o nome versicolor.
  • Tineas (tinhas): manifestam-se como manchas vermelhas de que descamam, crescem de dentro para fora, com bordas bem delimitadas, apresentando pequenas bolhas e crostas. O principal sintoma é coceira.
  • Candidíase: pode se manifestar de diversas formas, como placas esbranquiçadas na boca, comum em recém-nascidos (“sapinho”); fissuras no canto da boca, mais comum no idoso; manchas vermelhas e fissuras localizadas nas dobras naturais das mamas, axilas e virilhas, ou envolver a região genital feminina ou masculina, provocando coceira, manchas vermelhas e secreção vaginal ou do pênis, esbranquiçada.
  • Onicomicoses: geralmente a unha se descola e se torna mais espessa. Pode também haver mudança na coloração e na forma.

Atenção: na suspeita de micose deve-se procurar auxílio médico. Os médicos dermatologistas possuem treinamento especializado e atualizado para diagnosticar e tratar as micoses.

Prevenção

Hábitos higiênicos são importantes na prevenção das micoses. Usar somente o próprio material ao ir à manicure. Secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés. Evitar o contato prolongado com água e sabão. Evitar andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas. Não ficar com roupas molhadas por muito tempo. Não compartilhar toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés, pois esses objetos podem transmitir doenças. Não usar calçados fechados por longos períodos e optar pelos mais largos e ventilados. Evitar roupas muito quentes e justas e aquelas feitas em tecidos sintéticos, pois não absorvem o suor, prejudicando a transpiração da pele

 
 

Experiênica
Mais de 30 anos de experiência em dermatologia.

Ambiente
Equipamentos de última geração e ambiente planejado para melhor lhe atender.

Fácil acesso
Estacionamento na Alameda dos Jurupis, n° 536, próximo ao parque Ibirapuera.

Conheça a Clínica Veja o mapa Ícone Mapa
 
Open chat