Rosácea - Dra. Ana Cristina Fasanella

Patologias >

Rosácea

O que é?

É uma doença vascular inflamatória crônica. A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente com aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação dos folículos de pelo da região. Raramente ocorre em negros. A origem da rosácea ainda não é conhecida. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse). Hoje, considera-se importante a participação de um fungo (e de restos dele) da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo. A presença de vermelhidão com aumento dos vasinhos na região central da face, acompanhadas de bolinhas rosadas, às vezes até com pus, geralmente não oferece dificuldade no diagnóstico da rosácea.

Imagem Rosácea

Sintomas

A rosácea é uma doença que afeta a pele principalmente da região central da face. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar vermelha facilmente e se irrita com produtos dermatológicos, no geral. Frequentemente, surgem sintomas oculares, de olho seco e sensível à inflamação nas bordas palpebrais.

Os exames de sangue são importantes quando o tratamento incluir medicamentos internos, para controle periódico do uso dos mesmos.

Tratamentos

Há tratamento e controle, com muitos avanços recentes. Tudo depende da fase clínica que o paciente está. Todos os agravantes ou desencadeantes devem ser afastados ou controlados, como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes. O tratamento se inicia com sabonetes adequados; protetor solar com elevada proteção contra UVA e UVB e com veículo adequado à pele do paciente. O laser ou a luz pulsada são excelentes para tratamento das telangiectasias. O médico dermatologista avalia o grau, a fase e a pessoa como um todo para indicar o melhor tratamento. Muito importante a consulta e o acompanhamento também de oftalmologista. A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings.

Prevenção

Importante avaliação do paciente como um todo, descobrir quando e como começou o problema, assim como fatores pessoais e familiares, psicológicos, alcoolismo, exposição à luz no trabalho ou lazer etc. Com o controle geral desses diversos fatores, pode se conseguir um monitoramento eficaz da rosácea.

• Cuidado com exercícios exagerados, sol, drogas vasodilatadoras, ácidos tópicos, uso de sabonetes agressivos com álcool ou acetona, esfoliações ou tratamentos agressivos de qualquer natureza;
  • Visitar periodicamente um dermatologista.

Experiênica
Mais de 30 anos de experiência em dermatologia.

Ambiente
Equipamentos de última geração e ambiente planejado para melhor lhe atender.

Fácil acesso
Estacionamento na Alameda dos Jurupis, n° 536, próximo ao parque Ibirapuera.

Conheça a Clínica Veja o mapa Ícone Mapa